Relatório Missionário do Missionário Siloel Lima - 01/2025

A paz de nosso Senhor Jesus Cristo aos queridos irmãos, parceiros ministeriais e anônimos da fé. Pela graça, fidelidade e poder do Senhor Jesus chegamos ao fim de mais um ano, e poder dizer quão fiel é o Senhor Jesus Cristo, que apesar de tantas lutas, Ele tem me sustentado nesse país com sua poderosa mão, sem Ele eu jamais poderia ter vindo pra Swaziland e fazer esse trabalho. Foi um ano muito intenso, mas com alguns resultados que apontam para algo ainda maior por se fazer nesse país e na África. Pela fidelidade DELE consegui renovar mais um ano meu visto de residência, casei com Nomfundo seguindo todos os trâmites da cultura Swazi, conseguimos ir ao Brasil visitar minha família e igrejas, consegui renorar o visto para Nomfundo na embaixada em Mozambique, depois de muitas dificuldades realizamos nossa terceira edição da Good Friday ( semana Santa), conseguimos fazer a terceira edição do natal das crianças da comunidade do Kakhoza que foi a melhor edição até agora, pela graça e promessa do Senhor eu e Nomfundo estamos esperando uma menina para o começo do próximo ano, mas ainda tem mais uma benção, e essa já aguardava um bom tempo e faltando 4 dias para término desse ano, conseguimos ontem dia 27 de dezembro com a benção do Pr. Ary Gomes líder sênior da AD Icoaraci formalizar o início da compra do terreno na localidade de Nkolowane.

Mais tudo que se têm feito em Swaziland só é possível, primeiro a fidelidade do Senhor Jesus Cristo que me chamou a está nação e segundo aos parceiros ministeriais, aos irmãos intercessores e todos àqueles quê quando doam sua semente de amor, as coisas vão acontecendo. Todos nós estamos em um só propósito que é de edificar o Reino do Senhor Jesus Cristo em Swaziland. Meu muito obrigado a todos na esperança de fazermos mais por está nação de Swaziland. Ainda há muito o que fazer… Não há tempo para descanso demorado. O mundo está em ebulição frenética para o grande advento, e nós precisamos aproveitar o tempo enquanto temos vida e disposição para fazer.

O Natal das crianças do Kakhoza foi uma benção, e todas as crianças comeram e ganharam alguma coisa… Que alegrou o coração delas. Aqui na Swazilandia e principalmente na igrejinha feita de telha de zinco em Ka khoza, estou aos poucos implementando o evangelho e sua cultura bíblica, então cada edição tanto as crianças como os adultos vão aprendendo o verdadeiro significado do natal. Tudo é um processo aberto que pode levar décadas para ser consolidado. Por isso que eu defendo a linha de pensamento que em missão transcultural, onde culturas ancestrais e milenar exercem grande influência nos povos a qual está inserido em que fluxo do conhecimento do evangelho depende em parte do clareamento ou da desintoxicação de certas culturas antagônica ao evangelho. Resumindo, o nosso trabalho é trabalhar na perspectiva da fé que um dia todo esse esforço valerá apena. Obrigado por todos que fizeram nossas crianças sorrir de felicidade. Todos anos é a festa mais aguarda por elas…

Agora quero destacar dentre tantos coisas… É o início da compra do terreno na localidade de Nkolowane 24km da cidade de Manzine onde vivemos. Quando estive no Brasil visitei minha igreja em AD Icoaraci, onde nasci na fé e sou membro há 33 anos. Em conversa com PR. Ary Gomes presidente do campo, fiz uma breve explanação do trabalho e dos desafios e planos para o futuro próximo, e um desses é conseguir comprar um terreno para construção da casa missionária e toda a estrura que envolve o projeto África para o Céu como: construir o centro de atendimento e cuidado para crianças pobres em Swaziland, construir uma creche, uma quadra e tudo o que for necessário para atender o projeto. Dia 27 de dezembro foi dado o primeiro passo de fé e prática para o desenrolar da visão missionária para Swazilandia. Na coversa com o Pr. Ary Gomez, ele manifestou o interesse de ajudar em comprar o terreno, e com o esforço de todos da AD Icoaraci, através do departamento de missões na direção pr. Lucas, que por meio do congresso de missões na qual o foco principal do evento foi arrecadar o valor para a compra do terreno para o projeto África para o Céu em Swaziland.

Somos muito gratos, pois todas as ofertas do congresso de missões juntamente com o esforços de inúmeros irmãos das áreas que venderam bolos, doces , feijoada e tantas coisas para arrecadarem o valor de 40 mil Reais e enviarem para pagar o depósito do terreno. A princípio nós iríamos comprar um outro terreno bem menor, cujo o valor era de 40 mil Reais, mas minha alma estava inquieta porque eu orava em conseguir um terreno bem grande que pudesse comportar tudo e que estivesse no centro da comunidade e ao mesmo próximo da rodovia. Então, expus tudo isto para o Pr. Ary e ele disse-me,” vai lá, vê esse outro terreno e faz uma proposta, se ele aceitar um depósito e parcelar o resto, então faz negócio”. Dia 24 de dezembro vespera do Natal acordamos cedo e fomos fazer a mediçao do terreno que tem 90/114ms, e dia 27 de dezembro voltei lá com um saco de dinheiro e com uma convicção tremenda que os proprietários iriam aceitar a proposta, e eles não só aceitaram como ficaram felizes e surpresos ao saber que eu e minha família viveriamos em breve entre eles e abriremos uma nova frente de trabalho do África para o Céu em Nkolowane. O representante do Régulo ( líder tradicional da comunidade) esteve presente, e gora temos que pagar as três parcelas que somando dará 40 mil reais, no total de 80 mil reais.

O trabalho no Ka khoza continuará com todo impulso que o Senhor tem me dado juntamente com os irmãos. Nos próximos informativos estarei detalhando cada passo desse novo e empolgante desafio que o novo ano trará. Eu te convido juntos trilhar cada passo rumo a implantação dessa visão missionária para a Swazilandia. Duas coisas eu destaco para nossa edificação: primeira, a oração é chave para o mover do Senhor porque sem Ele nada absolutamente nada pode ser feito, segundo, a união e a vontade de se fazer… Faz com que até mesmo crianças e adultos sejam um só em prol do Reino. Muito obrigado a todos de coração, cujo os nomes não aparecem nessa carta, mas com certeza estão registrados no apontamento do Senhor que comissionou vc para abençoar seu Reino.